Artistas e Coordenadores Puxirum
(Foto: Paulo Coelho)

Parintins: Projeto Puxirum encerra exposições culturais

Mercado Municipal de Parintins
(Foto: Arquivo Puxirum)

O Projeto Puxirum é um dos projetos contemplados pelo Programa Cultural Criativa 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas e Governo Federal. Em um mês o projeto realizou várias atividades em pontos diferentes, as exposições deram início oficialmente em 20 de fevereiro.

 

Artistas e Coordenadores Puxirum
(Foto: Paulo Coelho)

O objetivo do projeto, idealizado por Fabiano Baraúna e Victor Keleb, era trazer o maior número possível de artistas, com isso realizar através de um coletivo, um grande mutirão de ideias. O nome PUXIRUM veio da língua tupi, e foi escolhido pelos idealizadores, justamente por ter este propósito, de unir os artistas com os mesmos ideais.

Obras em Exposição
(Foto: Arquivo Puxirum)

Estiveram envolvidas diretamente 108 artistas e colaboradores, sem contar com as pessoas que estiveram envolvidas indiretamente, como os fornecedores de matéria prima, que foram cruciais na construção do projeto, todos adquiridos em Parintins, fato de grande importância para projeto enquanto auxílio para a economia local.

Propositor Baraúna e Administrador do Mercado Jorge Viana
(Foto: Arquivo Puxirum)

O projeto teve três linhas de frente, (Música, Poesia e Dança- Prólogo), as intervenções fizeram parte de todo o processo cultural em pontos estratégicos. As oficinas ou vídeo aulas, denominadas posteriormente como “Minha Poética”, onde o artista resume em vídeo sua trajetória na construção de sua obra e as exposições disponibilizadas em lugares específicos onde poderiam ser apreciadas sem gerar aglomerações.

As exposições encerraram, porém você pode continuar prestigiando através das redes sociais, todas as terças e sextas publicações dos vídeos novos.

REDES SOCIAIS

O Puxirum convida você à acessar sempre o site para ficar sempre atualizado(a). puxirumparintins.com.br

No Facebook você acessa Facebook Puxirum Parintins/ Instagram @puxirumparintins/ YouTube Puxirum Parintins. Inscrevam-se, comentem e compartilhe à vontade.

Foi um escape necessário também no enfrentamento neste período de isolamento social, em casa todos(as) tiveram um tempo para ler, assistir filme, cantar, dançar, apreciar as artes visuais e digitais em fim. Arte é vida. O Puxirum pode ser o início de algo maior, pode dar continuidade a grandes mutirões artísticos em Parintins podendo ser alcançado pelas comunidades vizinhas.

Fonte: Assessoria/ Puxirum
Texto: Iracema Hatta
Blog Neidinha Maciel

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp